domingo, 8 de janeiro de 2017

Projeto para escolas e eventos

OFICINA
FUXICO LITERÁRIO

Projeto: Fuxico Literário
É a união de duas artes, artesanato e literatura.
Por Luciane Melo, artesã, designer e escritora.

Arte de fuxicar é como escrever, é um trabalho onde expressamos nossos sentimentos mais profundos, o amor, alegria, o tédio e a criatividade. Onde o tempo passa e criamos uma bela arte, simplesmente reaproveitando retalhos.



Fuxico
O fuxico é uma arte criada há séculos, pelos os escravos africanos, de acordo com o dicionário português, o termo fuxicar significa: Falar mal de outrem, intrigar, mexericar, fofocar, cochichar... e também, fazer fuxico, alinhavar, fazer desajeitadamente e à pressa. Segundo a lenda, dizem que esta arte recebeu o nome de fuxico porque as escravas da época se reuniam para costurar e fuxicar, fazer fofocas das Sinhás e dos Barões. E assim criaram o ¨fuxico¨. Que é um retalho de tecido cortado em círculo, e quando franzido em sua extremidade, se transforma em uma flor, formando o tal fuxico.
Com introdução de novas técnicas e a valorização do artesanato no design de interiores e na moda, tornou-se uma arte muito difundida em todo Brasil e no exterior. A junção de um fuxico a outro, se transformam em lindíssimas peças de arte, que são usadas na moda, como: confecção de roupas, bolsas, adereços para cabelos e outros. No design de interiores, temos os tapetes, almofadas, mantas, toalhas de mesas, as colchas de camas... A beleza dessa arte é propagada em diversos sites, blogs, revistas, mostrando os mais variados estilos, as peças valorizam o ambiente, tanto no clássico como no contemporâneo.
Literatura
Assim como o fuxico, a Literatura é considerada uma arte. Através dela temos contato com um conjunto de experiências vividas pelo homem sem que seja preciso vive-las.
É a arte de compor e expor escritos artísticos em prosa ou em verso. A palavra literatura vem do latim ¨litteris¨ que significa letras, que seria um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relaciona com as artes da gramática, da retórica e da poética.
A literatura utiliza a língua como um instrumento de comunicação e interação. Não está alheia ao seu papel social, sendo, pois, uma manifestação artística indispensável para a difusão da cultura e para a democratização do conhecimento. Um escritor é um ser social e, inserido na realidade de um povo, capta situações e sensações, recriando a realidade ou transfigurando-a. A literatura pode ser uma fotografia de seu tempo e servir a uma causa político-ideológica ou a uma luta social, sem jamais se desvincular de seu propósito artístico.
A união das duas artes, o Fuxico e a Literatura, resultou-se no projeto Fuxico Literário. 

Sem comentários:

Enviar um comentário