quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

CIVITÁ CULTURAL Apresenta:

Programa Fuxico Literário 

Escritora e coordenadora 

Luciane Melo, brasiliense, nasceu em 09 de agosto de 1967, sétima filha de 11 irmãos, seus pais Marcos e Maria de quem herdou o dom de criar, inventar histórias, e fazer coisas diferentes. Artesã nata. Desde muito pequena criava seus artesanatos e produtos para decoração de casa. Autora dos títulos ¨Pink com dicas para garotas, Pink Diário Maluco e Pink & Blue – Trabalhando as diferenças.  Criou a Pink Fhashion loja e marca inspirada na personagem de seus livros. Atualmente como escritora, trabalha com projetos literários em eventos, escolas públicas e privadas. Idealizadora dos Projetos Fuxico Literário, com os quais, ela conseguiu unir a arte, a cultura e a literatura. 1º -  Fuxico Literário Oficina - É a união de duas artes, do artesanato com a literatura, a oficina consiste em desenvolver um trabalho de forma coletiva, proporcionando o resgate de valores, como: Cooperação, socialização e respeito ao meio ambiente e ao livro. Em uma rodada de conversas com pais, mestres e alunos, de forma informal, a autora fala sobre o processo de criação de um livro. Todo esse bate-papo é acompanhado com uma oficina de fuxico, enquanto fuxicam com as palavras, o tema de literatura, usam as mãos, para fuxicarem uma bela arte.  2º- Fuxico Literário na Educação infantil - Trabalhando as diferenças.  O projeto tem como objetivo proporcionar atividades coletivas, buscando sensibilizar os alunos em relação aos valores humanos. Trabalhando as diferenças entre valores e os desalvores, mostrando as dificuldades e os sucessos de cada um, e assim, formando pessoas melhores.Com os livros, Pink & Blue Trabalhando as Diferenças, haverá contação de história e será ministrada uma oficina de artesanato. 3º - Fuxico Literário Programa de Entrevistas - Entrevistar escritores, artistas e fotógrafos, com intuito de promover e divulgar a literatura, a arte e a cultura, no âmbito nacional e internacional. 4º- Fuxico Literário Livraria – Criada para venda de livros e produtos relacionados com a literatura. http://fuxicoliterario.loja2.com.br 
Formada em Design de interiores – Uniplan – DF, estudou Administração – Projeção – DF e Design de Moda - especialização em criatividade – Senai – RN. Atualmente exerce alguns cargos: SEDF – Sindicato dos escritores do distrito Federal (Diretora de literatura infantil), MUC – Movimento União Cultural (Conselheira Internacional de Cultura), GAEB – Grupo de Escritores Brasileiros (Diretora de Cultura) Acoart Brasil – Associação Centro-oeste do Artesanato Brasileiro (presidente), Avesso Eco Design (Proprietária) Decoração sustentável, Pink Fashion e Livraria Fuxico Literário – (Proprietária).

 Valéria Helena é uma menina de 11 anos que odeia seu nome e se transformou na Pink, nome que ela mesmo adotou por gostar muito de tudo cor de rosa. Tem quatro amigas -  Rê, Vi, Clau e Bela, que considera as melhores amigas do mundo, fora as duas primas pra quem conta todos os seus segredos. Pink conta os acontecimentos mais interessantes que ocorre durante o ano, além de fornecer várias dicas para todas as garotas; fala de menstruação com clareza e simplicidade para todas as meninas ficarem bem informadas. Tem um blog sinistro, onde troca ideias e posta sites divertidos. Pink usa a internet para comunicar com todos os amigos e amigas e está sempre ligada em tudo que acontece, e assim passa várias informações para que as meninas não caiam em armadilhas lançadas na rede. No seu diário maluco conta suas alegrias e tristezas, apimentando um pouquinho para ficarem bem divertidas. Com as amigas o papo muda; ela fala sobre garotos, bv, bvl, moda, maquiagem...e outras coisas de meninas. Com sua mãe, tira todas as dúvidas sobre hormônios, espinhas, menstruação e todos os acontecimentos da pré-adolescência. Quando o negócio é estudo, ela leva tudo muito a sério, porque ninguém merece ficar para recuperação e de castigo nas férias. Pink é uma garota bastante antenada, sabe que o nosso planeta precisa de ajuda e tenta passar todo o seu conhecimento para salvá-lo. Com suas dicas ecológicas, orienta as amigas e ensina o que fazer para melhorar o mundo em que vivemos.
 
Pink Diário maluco é onde escrevo todos os acontecimentos legais que acontecem no meu dia a dia, e com bastante emoção capricho na minha imaginação, invento umas histórias malucas para ficar bastante engraçado. Estou sempre de bem com a vida e sou uma garota que amo tudo cor de rosa, não me importando se está na moda ou não, acho que devemos usar o que gostamos. Adoro o meu mundo cor de rosa, por isso, que me transformei na Pink como sou conhecida por todos. Gosto de fazer amizades e sou um tagarela. Confesso! Falo pelos cotovelos... No meu diário maluco conto um pouco da minha maior revolta, que é ter o cabelo pixaim... Também troco ideias com meu diário, sobre maquiagem, namoro e muitas outras coisas de garotas. No dia da mentira, conto uma história sinistra que aconteceu na escola.  E o meu primeiro salto alto? Foi uma comédia... São várias histórias legais! Gosto de tudo que adolescente gosta, como ler, ir ao shopping, moda, salão, garotos, aliás, de um garoto do colégio o nome dele é Leonardo (Léo) ele até me pediu em namoro. Ele é um fofo!!! Ah! Não posso deixar de falar das minhas amigas. Que são tudo! Minhas companheiras para todas as horas a Vi a Rê e a Clau. São umas fofas!

 
Os livro são indicados para crianças a partir da faixa etária de 03 anos de idade. Por meio da história, a criança vai perceber as diferenças e as características das pessoas na sociedade, passando a respeitá-las. Será trabalhado o preconceito, o racismo, individualismo, amizade, cooperativismo. O livreto amplia também, o conhecimento em artes visuais, matemática, português












Contatos: 61- 81722095 / 85770567
https://www.facebook.com/Pink-Fashion

Local: Civitá Cafés Especiais
Shopping Venâncio - Brasilia- DF  
Dia 18 de fevereiro 2017
Das 11 as 18:00h


segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Quer levar a Oficina Fuxico Literário para sua escola ou evento?

Oficina Fuxico Literário
Projeto: Fuxico Literário
É a união de duas artes, artesanato e literatura. 
Por Luciane Melo, artesã, designer e escritora.
 Arte de fuxicar é como escrever, é um trabalho onde expressamos nossos sentimentos mais profundos, o amor, alegria, o tédio e a criatividade. Onde o tempo passa e criamos uma bela arte, simplesmente reaproveitando retalhos.

 Objetivo

 Com a junção da literatura e do artesanato, desenvolver um trabalho de forma coletiva, proporcionando o resgate de valores, como: Cooperação, socialização, responsabilidade e respeito ao meio ambiente e ao livro.

Objetivo específico

1º - Informar aos participantes sobre a importância do livro e do incentivo à leitura, tanto nas escolas, como na sociedade. Mostrar o valor do professor e do leitor na construção de um livro.
2º - Mobilizar alunos, pais e mestre, a refletirem sobre os impactos ambientais e o descarte inadequado do lixo.
3º-Transformar retalhos de tecidos em arte. Estimulando a criatividade dos participantes para formação de peças artesanais que podem ser aplicadas na moda ou no design de interiores.
4º - Usar o fuxico como terapia, atuando na desconstrução da imagem de ‘incapacidade’ muitas vezes dada aos adolescentes ou familiares, que se encontram deprimidos ou com baixa autoestima.   Buscando oportunizar o aparecimento de novas formas de ser dessas pessoas. 
5º - Melhorar a renda de pais e alunos, com aprendizado do trabalho produzido nas oficinas. Os participantes poderão fazer peças artesanais para vender, e ajudar no sustento familiar.

Quer levar a Oficina Fuxico Literário para sua escola ou evento?
Entre em contato:
whatssap – 61981722095

Luciane Melo

sábado, 14 de janeiro de 2017

Encontro de escritores e artistas


Gravações para o "Programa Fuxico Literário".
 Que participará do " Evento Civitá Cultural".

Dia 18 de fevereiro, Sábado
Das 11 às 18h
Shopping Venâncio 

Civitá Cafés Especiais¨






















terça-feira, 10 de janeiro de 2017

kIT = 2 LIVROS + FRETE GRÁTIS = 25,00


Confira em nossa Livraria


PARA COLORIR E ATIVIDADES PARA REFLETIR

Os livro são indicados para crianças a partir da faixa etária de 03 anos de idade. Por meio da história, a criança vai perceber as diferenças e as características das pessoas na sociedade, passando a respeitá-las. Será trabalhado o preconceito, o racismo, individualismo, amizade, cooperativismo. O livreto amplia também, o conhecimento em artes visuais, matemática, português 

REFLEXÃO DO DIA


domingo, 8 de janeiro de 2017

PROJETO FUXICO LITERÁRIO NO SALÃO DO LIVRO DE IMPERATRIZ - MA


CAFÉ LITERÁRIO

















Vem ai... Um Evento Cultural mais completo da cidade


FUXICO LITERÁRIO

APRESENTA 


CIVITÁ CULTURAL



É um evento cultural com o objetivo de promover 
a literatura, a arte e a fotografia. 

Objetivos específicos

1º - Programa Fuxico Literário - Entrevistar escritores, artistas e fotógrafos, com intuito de divulgar a literatura, a arte e a cultura.

2º - Homenagear uma personalidade da arte, da literatura ou da fotografia, mostrando o valor do seu trabalho, assim aumentando a autoestima do homenageado. Resgatando sentimentos e valores. 

3º- Organizar exposições, fotográficas e de artes.                                                     

4º-  Incentivar a leitura. 

5º -  Incentivar a escrita, gerando novos escritores, sendo crianças, jovens e adultos.           

6º - Promover Sarau literário, resgatando a cultura de contar e ouvir histórias, incentivar a produção de escrever e recitar poemas.

7º- Oficina Fuxico Literário, ensinar ao público presente a arte de fuxicar (artesanato). Transformar retalhos de tecidos em arte. Estimulando a criatividade dos participantes para formação de peças artesanais que podem ser aplicadas na moda ou no design de interiores. 

QUANDO?
O evento acontecerá uma vez por mês
A PRIMEIRA EDIÇÃO
DIA 18 DE FEVEREIRO 2017
ONDE?
CIVITÁ CAFÉS ESPECIAIS
Shopping Venâncio
SHS Q. 6 – Asa Sul, Brasília – DF



Projeto para escolas e eventos

OFICINA
FUXICO LITERÁRIO

Projeto: Fuxico Literário
É a união de duas artes, artesanato e literatura.
Por Luciane Melo, artesã, designer e escritora.

Arte de fuxicar é como escrever, é um trabalho onde expressamos nossos sentimentos mais profundos, o amor, alegria, o tédio e a criatividade. Onde o tempo passa e criamos uma bela arte, simplesmente reaproveitando retalhos.



Fuxico
O fuxico é uma arte criada há séculos, pelos os escravos africanos, de acordo com o dicionário português, o termo fuxicar significa: Falar mal de outrem, intrigar, mexericar, fofocar, cochichar... e também, fazer fuxico, alinhavar, fazer desajeitadamente e à pressa. Segundo a lenda, dizem que esta arte recebeu o nome de fuxico porque as escravas da época se reuniam para costurar e fuxicar, fazer fofocas das Sinhás e dos Barões. E assim criaram o ¨fuxico¨. Que é um retalho de tecido cortado em círculo, e quando franzido em sua extremidade, se transforma em uma flor, formando o tal fuxico.
Com introdução de novas técnicas e a valorização do artesanato no design de interiores e na moda, tornou-se uma arte muito difundida em todo Brasil e no exterior. A junção de um fuxico a outro, se transformam em lindíssimas peças de arte, que são usadas na moda, como: confecção de roupas, bolsas, adereços para cabelos e outros. No design de interiores, temos os tapetes, almofadas, mantas, toalhas de mesas, as colchas de camas... A beleza dessa arte é propagada em diversos sites, blogs, revistas, mostrando os mais variados estilos, as peças valorizam o ambiente, tanto no clássico como no contemporâneo.
Literatura
Assim como o fuxico, a Literatura é considerada uma arte. Através dela temos contato com um conjunto de experiências vividas pelo homem sem que seja preciso vive-las.
É a arte de compor e expor escritos artísticos em prosa ou em verso. A palavra literatura vem do latim ¨litteris¨ que significa letras, que seria um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relaciona com as artes da gramática, da retórica e da poética.
A literatura utiliza a língua como um instrumento de comunicação e interação. Não está alheia ao seu papel social, sendo, pois, uma manifestação artística indispensável para a difusão da cultura e para a democratização do conhecimento. Um escritor é um ser social e, inserido na realidade de um povo, capta situações e sensações, recriando a realidade ou transfigurando-a. A literatura pode ser uma fotografia de seu tempo e servir a uma causa político-ideológica ou a uma luta social, sem jamais se desvincular de seu propósito artístico.
A união das duas artes, o Fuxico e a Literatura, resultou-se no projeto Fuxico Literário.